Quer entender mais sobre esse procedimento fundamental para o bom funcionamento do seu prédio? Então venha conosco!
Mas o que é a inspeção predial?
A inspeção predial, nada mais é, que uma série de procedimentos realizados para verificar se o prédio está estruturalmente saudável e identificar o que precisa passar por manutenção. Nessa inspeção, são geralmente analisados pontos como a parte hidráulica e elétrica de um prédio, utensílios, como os elevadores, além de toda a estrutura interna e externa do edifício.
Normalmente, a responsabilidade de realizar e gerenciar esse processo é do síndico, mas cabe também aos moradores estarem atentos ao que acontece em sua moradia. Todo esse processo tem o objetivo de garantir segurança e integridade para todos os moradores e para seu patrimônio, por isso é extremamente importante que a inspeção seja realizada com qualidade.
Apesar de não existirem leis federais que tratem sobre a realização dessa inspeção, existem legislações estaduais e municipais que dispõem sobre as manutenções preventivas e periódicas, onde se é recomendado que elas não sejam negligenciadas, pois, envolvem questões de segurança.
Norma NBR 16747:
Muito discutida quando o assunto é inspeção predial, a NBR 16747, nada mais é que, uma norma criada pela ABNT para padronizar todo esse processo. Essa norma ajudou bastante a garantir que todos os prédios sejam analisados de maneira correta, sem deixar nenhum procedimento para trás.
Quando a inspeção deve ser realizada?
Não existe uma obrigação em relação ao período que se deve realizar essa inspeção. Apesar disso, é recomendado que a inspeção predial seja realizada em torno do final do mês de março e início do mês de abril, com a chegada da estação do outono, já que essa época do ano costuma ser uma das mais secas e com a menor incidência de chuva. Isso ajuda na verificação dos itens necessários e traz mais segurança ao processo.